Traumas mentais ou psicológicos são respostas emocionais a eventos que deixam marcas na memória ou no inconsciente de uma pessoa, causando emoções negativas duradouras. Pessoas traumatizadas podem se sentir desamparadas, oprimidas e isoladas socialmente, com traumas podendo ser inconscientes e escondidos em lembranças passadas. A busca pela felicidade requer trabalhar esses traumas para alcançar a liberdade de escolhas conscientes.
Consequências do trauma incluem manias de perseguição e afastamento das relações interpessoais. Existem diferentes tipos de trauma, como o crônico (exposição constante e prolongada), agudo (único evento impactante), complexo (exposição a múltiplos eventos traumáticos) e secundário (contato com alguém que passou por um trauma). Os sintomas dependem de fatores como condições psicológicas, experiências de vida, intensidade do estresse, capacidade de administrar emoções e personalidade.
Os sintomas de traumas psicológicos incluem reações emocionais e físicas, e as pessoas reagem de forma diferente a eles. Em situações de emoções intensas, é comum perder momentaneamente o controle do corpo, como cair de joelhos quando choramos de alegria ou tristeza. Tratar traumas requer abordagens especializadas de acordo com o tipo e as características individuais de cada pessoa.